11 de abril de 2018

Qual o seu tipo de fio?


Você sabe qual é o tipo do seu cabelo?
Todas nós sabemos que existem 4 tipos de cabelo: Liso, ondulado, cacheado e crespo. Mas já ouviu falar das classificações 1A a 4C? Essas classificações servem para determinar cada tipo de cabelo de acordo com a textura do fio.

Cada número, de 1 ao 4, serve para identificar o tipo do cabelo. Já a letra, serve para identificar atributos e diferenciar os tipos de fios.

Funciona assim:

 fonte: Natura e Gostei e agora?

1A (fino)- Pouco encorpado, muito brilhante e com tendência a ser oleoso e grudado na cabeça. O famoso cabelo escorrido, aquele que não segura nada, nem um grampo. Esses fios são mais propensos a dar nó, devido à estrutura.

1B (misto)- Possui fios mais encorpados e bastante volume. Já consegue segurar cachos feitos com modelador. Uma mistura entre fios finos e mais “encorpados”, grossos.

1C (grosso)- Reto e pesado. Muitas orientais se encontram nessa categoria. Fios mais grossos, mais resistentes a curvas (famoso “cabelo liso pesado”) e mais “brilhantes” que os anteriores, devido aos óleos do couro cabeludo que podem chegar facilmente às extremidades dos cabelos.

 
 O cabelo do tipo 2 é aquele que não é liso mas não chega a formar espirais. Forma mechas em padrão de S, verdadeiras ondas. Costuma ter a raiz mais lisa e é mais suscetível ao frizz.

2A (fino)- Fios finos e com uma suave onda em forma de “S” nas extremidades do cabelo, deixando o desenho ondulado do cabelo mais indefinido e com pouco volume.

2B (misto)- Fios com um pouco mais de definição no formato “S” da curva, podendo apresentar leve frizz no topo da cabeça, perto do couro cabeludo.

2C (grosso)- As ondas são tão intensas e menos espaçadas que já começam a formar cachos soltos. Os fios não ficam tão grudados na raiz quanto nas categorias anteriores, se distanciam um pouco da cabeça.

3A (cachos espassados)- Possui aquele tipo de cacho natural que parece ter sido feito com babyliss. Fios com curvas mais soltas. Tende a ser o fio mais hidratado dos três tipos, e com maior peso, o que explica a leve perda de definição da curva. Em alguns casos, pode apresentar a raiz do fio lisa, por causa do peso.

3B (cachos menos espassados)- É bem mais enrolado do que o tipo 3A, com cachos estreitos, definidos e regulares, bem espiralados.

3C (cachos bem apertados)- É formado por cachos bem definidos e fechados, ou “pequenos”. Pode ter sua formação desde a raiz, sendo considerado por alguns como cacheado e por outros, como crespo.

4A ("mola")- Fios bem enrolados desde a raiz, com bastante volume e ondulação em formato de “mola”, com forma levemente definida.

4B ("zigue-zague")- As mechas são menos definidas do que as do tipo 4A, podendo apresentar uma espessura mais fina, com alta densidade e fragilidade às vezes.

4C ("sem formato")- Possui o mesmo padrão de estrutura em zigue-zague do tipo 4B, porém alternando com áreas quase sem nenhuma definição. Pode causar uma sensação visual de “pesado” devido às curvas bem juntinhas, mas não se engane: é o mais frágil dos três.

Inspire-se:



Se visualizarmos o fio de cada tipo, seria mais ou menos assim: 


E aí, conseguiu identificar o seu?
As industrias de cosméticos estão investido cada vez mais em produtos específicos para cada tipo de cabelo, por isso é importante saber o seu. Resultado disso? Cabelos saudáveis e bem tratados.


Beijos de mel :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Palpites da Magrella | Design e Desenvolvimento: JaqueDesign | VOLTAR AO TOPO
imagem-logo